segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Applique, Aplicação


A técnica da aplicação é tão antiga quanto o bordado, os riscos estampados em tinta azul sobre tecidos, os quilts, colchas ou mantas de patchwork.



[...]

As imagens que ilustram este post são do meu arquivo de fotos, foram peças que já criamos, fazem parte de uma coleção de Panos de Prato da Sala de Costura. Todos foram vendidos ou presenteados.

Mas quero falar sobre a técnica do Applique ou Aplicação, a facilidade e a beleza que essa técnica proporciona é deliciosa, porque você pode pegar um desenho e trabalhar de tal forma que cria belas, delicadas, complicadas ou simples imagens, que com acabamento e a criatividade que você tiver irá deixar qualquer peça que você criar com ares de arte.

Para quem não é familiarizada com os termos e com a técnica ela consiste em trabalhar encima de um desenho, recortando e colando suas partes, sobrepondo-as ou encaixando-as sobre um outro tecido, formando uma história, um bloco ou apenas um detalhe.

Os acessórios utilizados na técnica são requintados, outros simples, alguns appliques são recheados, outros têm as bordas viradas e outros apenas bordados e costurados aos tecidos através do ponto caseado feito à mão. Ou você pode fazer à máquina usando o ponto cetim, ou seja, o zig-zag miúdo, pode pregar também à máquina usando o ponto reto, enfim...

No caso das fotos que trago como ilustração, forma pregadas à mão e foi usado uma intertela termo colante, costumeiramente chamada de "Papel cola", que você encontra em lojas especializadas em Patchwork e também vários sites da internet vende a metro, tal como Vera Patchwork, Ateliê Virtual, Pano Xadrex e outras.

Uma outra forma de fazer aplicações é com a virada de agulha, como é chamada e conhecida pelas excelentes professoras de patchwork, que consiste em dobrar para dentro a borda do detalhe que está sendo aplicado, nessa técnica é usado o freezer paper e você pode ver a explicação em Start Quilting. Com um passo a passo bem explicadinho, muito bom!

Um risco com moldes para você fazer uma aplicação de flores você encontra em:
Free Pattern.

Espero que tenham gostado da sugestão, que tenha sido útil e possa ser bem aproveitada.

2 comentários

Maria Filomena disse...

Lúcia,
fico feliz que o meu desenho lhe possa ser útil e que tenha gostado...
depois dessa toalha pronta quero vê-la, pois será uma grande honra publicá-la....
abraços de Maria Filomena

helena disse...

OláLúcia:
Obrigada pela passagem pelo meu blog. Também aqui encontrei trabalhos bem bonitos e vejo que tal como eu partilha o saber. Gosto particularmente do nome do blog que me recorda a sala de costura de uma costureira com quem aprendi bastante quando modificava os nossos vestidos ou os fazia novos. Boa continuação.

Postar um comentário

Design by Sala de Costura ^
BlogBlogs.Com.Br