segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bota Natalina

Enfeite bem simples confeccionado em técnica de aplicação.

Veja como fazer e o risco do desenho.

[...]

Separe o material básico e necessário para costurar.
Transfira o risco para o tecido lembrando de deixar folga de mais ou menos 0,7 cm, ou um pé de máquina para as costuras.
Corte também na manta de enchimento e no tecido de forro.
Se for fazer alguma aplicação, primeiro se ocupe disso, faça o bordado dê o acabamento e então junte face trabalhada, manta e forro; prenda tudo com alinhavos partindo do centro para as bordas. Faça o mesmo com a outra face da bota.

Nota: Se for fazer algum bordado à mão ou a máquina sobre as peças a fim de acolchoá-las faça antes de unir frente e verso da bota.

Costurando a bota: Deite direito sobre direito e costure toda a volta, faça acabamento com zig-zag da sua máquina ou caso você tenha passe um ponto de overlock eliminando todo fiapo da volta.
Outra maneira de fazer sem deixar que o avesso mostre as costuras é costurar o forro em separado da parte que fica para fora, revirar e enfiar dentro da bota e depois costurar tudo junto quando der o acabamento com a aba virada para fora.

Dica de costura: Dê pequenos cortes nas bordas externas arredondadas e nos cantos, isso facilita a modelagem ao bater o ferro sobre as costuras e dá aos cantos um aspecto de limpeza.

Para o acabamento de aba virada para fora, separe um tecido na cor de sua preferência, com largura o dobro do necessário mais folga de costura, corte um comprimento necessário mais folga de costura para cobrir toda a borda superior da bota, ou seja a circunferência da boca da bota.
Junte as bordas pela largura da tira e costure fazendo um aro; dobre ao meio mantendo a costura para o avesso, bata a ferro; enfie no avesso da borda da bota, parte a ser costurada deve ficar rente a borda da bota, prenda com alfinetes e costure a máquina.
Vire a aba para o direito e bata a ferro.

Espero que tenham gostado!
Bom Natal!

2 comentários

Nina Shô disse...

Puxa Lúcia, muito obrigada! Seu comentário foi essencial para dar aquele gás que estava faltando. Vejo pelos acessos que as pessoas estão procurando,mas ninguém diz o que. Então você me disse algo que eu precisava escutar de fora: faça.
Viu, as coisas estão chegando e eu posso perceber que estou no caminho certo.
Muito obrigda, mesmo!
Um beijão

Anônimo disse...

maravilhosa explicação!!alem de saber fazer ensina
muito bem!!!!!!