segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Prendas do Lar

Guaíba, localizada a 27 km da capital gaúcha, Porto Alegre...

Lá pelos idos de 1970 estudávamos no Ginásio Estadual Cônego Scherer, entre todas as matérias, tínhamos lá Técnicas Agrícolas, Técnicas Industriais e uma, se a memória não falha, se chamava Técnicas para o Lar.
Incrível.... mas nessa época, até que eu não gostava muito, ...era meio a contra gosto... hoje eu digo que foi muito bom.



[...]

Tenho até hoje uma toalha borda numa daquelas aulas. Confesso que iniciei o trabalho em aula, mas foi minha tia Dadá que terminou o feito... rsrsrsr

Ao lado a foto do trabalho em "Técnicas para o Lar", manchado pelo tempo e algum uso, mas está aí...



Nessa matéria chamada, penso eu, Técnicas para o Lar, nos ensinavam a pregar botão, fazer bainha, bordar e cozinhar.

Então... não é saudosismo... mas o tempo nos ensina para quê o aprendizado.

Hoje não tem em nenhuma escola pública matérias como está, nem Artes. Tinha também um matéria chamada Artes e outra Desenho.
Em Desenho aprendíamos Geometria e em Artes, era arte mesmo. Lembro da técnica em mosaico com casca de ovo... Nanquim sobre giz de cera... papel machê...

Bom... nasci gaúcha e naqueles tempos devíamos saber pelo menos umas quatro ou cinco coisas para sermos prendadas, como: pregar botão, fazer bainha, fazer um caseado, cozinhar arroz e saber fazer "bolinho frito", hoje conhecido como "Bolinho de chuva".

Como já disse cresci no meio de costureiras, bordadeiras e crocheteiras... gosto de fazer artesanato, e gostei muito de ter aprendido a costurar roupas e gosto de linhas, panos e agulhas...

Então pensei: "Porque não fazer uma viagem no tempo e lembrar as jovens, adolescentes, moças, meninas, ... "as gurias"... como se fazem essas coisas."

E a partir de hoje, pouco a pouco, vamos ver como se faz uma bainha, prega-se um botão e por aí vai... coisas de guria prendada, lá do sul... bá tchê!

seja o primeiro a comentar!

Design by Sala de Costura ^
BlogBlogs.Com.Br