quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Casa de botão

Hoje compramos quase tudo industrializado, as facilidades no pagamento, as vitrines, as lojas de departamentos, emfim... mas... aprender nunca é demais então vamos fazer uma casa de botão?

O famoso "caseado"!


[...]

Inicie marcando com alfinetes a largura do botão e logo a seguir o meio.



Substitua os alfinetes por alinhavos.




Veja que inicio a primeira carreira do caseado usando a linha dobrada, isso facilita o inicio do ponto.



Note que inicio fora da marcação de largura e acima da marcação do meio. Isso é importante!



Note que se faz o caseado de cima para baixo, a agulha passa encima da linha. Seguir até o fim da carreira dessa forma.



Veja ao lado, nas fotos, que no final você remete a agulha para baixo e arremata. Corte o fio e reinicie a nova carreira conforme vimos no inicio.
Termine a 2ª carreira.

Note que fica um estreito vão entre uma carreira e outra, isso é muito importante para ao final você abrir a casa do botão.

Terminou as carreiras de caseado, feche as bordas com pontos retos, firmes e bem puxados, repita-os por umas 4 ou 5 vezes. Leve a agulha e linha para baixo e arremate.


Repita na outra borda.




Agora abra a casa do botão com o cortador e desmanchador de costuras, que tem à venda nas lojas especializadas, ou use uma tesourinha de ponta fina e bem afiada... apare quaquer fiapo que ficar e ...
Eis a casa do botão... feita à mão!

Curiosidade:

É comum vermos as casas de botão serem costuradas longitudinalmente à borda das camisas, suponho que seja por ser um processo industrialmente mais produtivo, mas... na pratica esse metodo acaba "esgaçando" a casea ou casa do botão. Enquanto que, se for feita transversalmente à borda, ela não deformará.




seja o primeiro a comentar!

Design by Sala de Costura ^
BlogBlogs.Com.Br