sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Imitação de Cathedral

Usando tecidos cortados em circulo e com um quadrado sobreposto e circunscrito, imite uma Cathedral Windows.



[...]



Sem calculo e somente com um pouquinho de habilidade em manejar régua, esquadro e compasso faça o molde das duas peças e divirta-se nesta técnica muito, muito legal mesmo.


Fazendo o molde das peças - redondo e quadrado:

1. Em uma folha de papel trace duas retas perpendiculares, cruzando no ponto central "0", formando ângulos de 90°.

2. com a ponta seca do compasso, centro em "0", medida de raio igual a 4,5 cm, trace um circulo.
Repita a operação usando agora uma medida menor de abertura de compasso em mais ou menos 3mm, e trace outro circulo (interno). Esse último será a marca para você alinhavar uma bainha bem fininha.

3. Dentro do circulo, com a régua, una os pontos 2 -3, 3-4 e 4-5 e 5-2. Eis o quadrado circunscrito e sem calculadora!. Rsrsrsrsrsr....

4. Prolongue a reta horizontal e com o compasso pegue a medida do lado do quadrado; transfira essa medida para o prolongamento de reta e marque um dos lados do quadrado, pontos 2 e 3. Agora com a ponta seca do compasso no ponto 2 da reta, marque na vertical o ponto 2.1; centro em 3 marque 3.1 usando a mesma medida.
Com a régua trace uma reta paralela a 2-3. Vire em ângulo reto e posicione a régua em 2, trace outra reta, agora perpendicular, até cruzar em 2-1; repita para o ponto 3 da reta e ache 3.1.

Pronto! Eis seu quadrado modelo.

Recorte circulo e quadrado separadamente, sobreponha-os aos tecidos - redondo para tecido liso e quadrado para tecido estampado e corte, no modelo cortei 9 peças de cada.

5. Faça uma bainha fininha em torno dos redondos e sobre o avesso fixe os quadrados com direito voltado para cima. Fixe.

6. Com pontos miúdos vire as bordas do tecido liso, redondo, sobre o estampado. Reserve. Faça o mesmo com os demais. Finalmente junte todos num só bloco, dê acabamento.

............ E então me diga se não é divertidissíma essa técnica?..............

seja o primeiro a comentar!

Design by Sala de Costura ^
BlogBlogs.Com.Br