sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cathedral Windows - Como se faz

1. Separe tecidos contrastantes, um para a borda, outro para a "janela", de preferência colorido, estampado.

2. No tecido liso cortar 4 quadrados com 23 cm de lado. No tecido estampado cortar 4 quadrados com 6 cm de lado.

3. No quadrado cor lisa (23 cm) marcar uma bainha de 12mm, ou 1/2", em toda a borda, vinque com o ferro, não precisa alinhavar. Apenas faça os vincos de tal forma que seja iguais e não menor de 12 mm de largura.

4. Feita a dobra da bainha, junte os cantos trazendo-os para o centro e fixando com um ponto, bem no meio.
Na foto abaixo, você pode notar que vinquei os 4 cantos e 2 puxei para o centro.
Propositalmente deixe meio deslocada a dobra para que você note e observe sempre muito bem esse detalhe. Não faça isso.
Eles precisam ficar bem alinhados.

5. Então, alinhe os 4 cantos e junte-os no centro, eles ficam encostados e não sobrepostos. Ok?

6. Repita uma segunda dobradura sobre essa já realizada. Faça então a mesma dobradura nos 3 quadrados de 23 cm restantes. Una-os com pontos a mão pelo outro lado e siga para a sequência seguinte.

7. Na foto ao lado usei um tecido preto contrastando com o tecido colorido.
Veja que estão unidos os 4 quadros pretos, na junção dos quadros pretos você fixa os tecidinhos estampados com 6 cm de lado, use um alfinete longo ou alinhave. E então vire a bordinha da dobradura do preto sobre o estampado e costure a mão, com pontos miúdos.
Não precisa pegar todas as camadas de tecido, basta que você fixe a borda da dobradura sobre o estampado.

8. Faça quantos blocos desejar e a partir de uma amostra, crie e invente. Faça a sua arte brotar e se desejar me deixe um recado.

seja o primeiro a comentar!